Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Socialização, uma aliada da memória

Você sabe como podemos medir nossa interação social? Para saber o quanto você se socializa verifique a frequência com que fala ao telefone com amigos e parentes, a frequência que se reúne com eles ou até mesmo pelo número de pessoas que compartilha momentos e sentimentos mais íntimos.

Se socializar tem um efeito protetor sobre o cérebro porque é uma forma de exercitar a mente. Interagir com as pessoas além de ser uma maneira de estimular o cérebro, é uma de forma de “afiar” a mente, melhorando a capacidade de raciocínio. Afinal, lidar com pessoas pode ser bastante desafiador. Possuir laços sociais fortes tem sido associado com menor incidência de hipertensão arterial e maior expectativa de vida; por outro lado evitar laços sociais parece ser um fator de risco para o declínio cognitivo em idosos.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que falar com outra pessoa por 10 minutos por dia melhora a memória. Eles descobriram que a socialização foi tão eficaz quanto exercícios mentais tradicionais em aumentar a memória e desempenho intelectual. Eles também descobriram que quanto maior o nível de interação social, melhor será a função cognitiva do indivíduo. A interação social incluiu estar junto ou ao telefone parentes, amigos e vizinhos.

Outro estudo realizado por pesquisadores de Harvard com mais de 2.800 pessoas, com idade entre 65 anos ou mais, descobriu que aqueles com pelo menos cinco laços sociais - grupos religiosos, grupos sociais, visitas regulares ou telefonemas com a família e amigos - eram menos propensos a sofrer declínio cognitivo do que aqueles sem vínculos sociais.

Sendo assim, não deixe de aceitar convites ou atender telefonemas, socialize-se e mantenha sua mente ativa!

Referência:

1. Ybarra O, Burnstein E, Winkielman P, Keller MC, Manis M, Chan E, Rodriguez J. Social interaction promotes general cognitive functioning. Pers Soc Psychol Bull. 2008 Feb;34(2):248-59.

2. Bassuk SS, Glass TA, Berkman LF. Social disengagement and incident cognitive decline in community-dwelling elderly persons. Ann Intern Med. 1999 Aug 3;131(3):165-73

Veja também:

Influência da dieta no desenvolvimento do Alzheimer. Quais alimentos evitar?

Influência da dieta no desenvolvimento do Alzheimer. Quais alimentos evitar?

Manteiga de cacau protege os neurônios

Manteiga de cacau protege os neurônios

Como a colina ajuda a memória

Como a colina ajuda a memória