Preencha os campos
abaixo e ENVIE SUA PERGUNTA:

[[contato.title]]

[[contato.message]]

Exercícios Mentais: atividades que ajudam na manutenção da saúde mental/memória.

Você sabia que atividades simples do dia-a-dia podem ajudar na manutenção da sua memória se praticadas com frequência?

Leitura de livros: pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. A conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração, o que a torna essencial para a manutenção da nossa memória. (1)

Escutar música: pode alterar a estrutura e a função cerebral Um estudo recente, realizado na Finlândia concluiu que escutar música clássica aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina (importe papel na Doença de Alzheimer), na neurotransmissão sináptica (comunicação entre os neurônios), na aprendizagem e na memória. Além disso, a atividade contribuiu também de forma positiva para retardar ou prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como demência senil e Parkinson; isso, pois, ouvir música clássica torna menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico. (2)

Exercícios de respiração: Foi realizado, na Índia, um estudo sobre o efeito da respiração na variabilidade da frequência cardíaca, no bem-estar geral, na cognição e nos níveis de ansiedade. Esse estudo comprovou uma melhora altamente significativa na cognição, na sensação subjetiva de bem-estar geral e ansiedade. Ele demonstrou que a prática de exercícios de respiração, diariamente, por seis semanas, melhora a cognição, ansiedade e bem-estar geral e aumenta a atividade parassimpática. Portanto, vamos respirar e prestar atenção na nossa respiração.

1 - Dehaene, Stanislas, et al. "How learning to read changes the cortical networks for vision and language." science 330.6009 (2010): 1359-1364.
2 - Kanduri C, Raijas P, Ahvenainen M, Philips AK, Ukkola-Vuoti L, Lähdesmäki H, Järvelä I. (2015) The effect of listening to music on human transcriptome. PeerJ 3:e830 https://doi.org/10.7717/peerj.830
3 - Chandler, S. S., et al. "Effect of short-term practice of pranayamic breathing exercises on cognition, anxiety, general well being and heart rate variability." Journal of the Indian Medical Association 111.10 (2013): 662-665.

Veja também:

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro

Como alguns nutrientes ajudam na saúde do cérebro

Manteiga de cacau protege os neurônios

Manteiga de cacau protege os neurônios

Por que dormir é tão importante para a mente?

Por que dormir é tão importante para a mente?